quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Indignação



Indignação é algo que todo mundo já sentiu e, no Brasil é algo que vivenciamos todo dia. Para Philip Roth Indinação é a palavra mais bonita da língua inglesa, que virou título do seu último livro , “Indignation”, ainda sem tradução.


Na história, Marc, o personagem principal está assombrado pela preocupação obsessiva do seu pai que se tornara paranóico depois da Guerra entre Coréia e EUA, e resolve fugir da Universidade de Newark, nos arredores de New York, para procurar refúgio em uma Universidade no interior profundo dos EUA.

Lá, focado em estudar sem perturbações, Marc vive em seu próprio universo e por isso não é aceito, nem respeitado, pelos colegas e pela Administração da escola que insistem para que seja assimilado por algum grupo ou congregação. A única companhia do jovem reprimido é uma adolescente desesperada e suicida .

Inconformado e indignado Marc age com resignado desespero ao ver os seus piores temores tornarem-se realidade, mas o que surpreende no livro é que o maior problema de Marc é agir sempre com integridade e, na maioria das vezes, com coragem.


No livro, a indignação de Marc o levou à extinção digna; a de Philip Roth o levou a escrever "Indignation". O que você tem feito com a tua indignação?


Eu, tenho os meus devaneios.

Nenhum comentário: