quarta-feira, 7 de maio de 2008

Na Praia


Turner, Tempestade de gelo, snowstorm, na Tate

No recente romance "Na Praia", de Ian McEwann, o que se vê não é a tranqüilidade paradisíaca da contemplação do mar que se perde no infinito. Além da paisagem, o que se revela é uma tempestade de sentimentos que deveriam levar ao êxtase mas conduzem ao desespero e à frustração.

Não é por falta de amor, nem de sonhos, que o casal, Edward e Florence, separa-se na lua-de-mel. O desejo ardente (de possuir para Edward e de ser aceita para Florence) acompanhado do (bem intencionado) medo de frustrar o outro é que aniquilam o amor. Os bons sentimentos revelam sentimentos inconciliáveis e acabam tragados pelos fantasmas inconfessáveis, que habitam o jovem casal.

São as expectativas excessivas, verdadeiras ilusões, que conduzem ao fracasso definitivo a vida de um casal que nem dá a chance de iniciar a sua história de amor.

Mas não será este um paradoxo da vida moderna: a esperança no êxtase conduz à desilusão. E, o que parecia mais irrelevante, perdido na rotina, como um café quente com tapioca no fim da tarde na casa da avó, é o mais marcante: marca a espera interminável pela volta da ilusão perdida. Frustrados, procuramos uma redenção que sabemos perdida em um passado idílico.

MaEwan, no seu erótico romance sobre a vida de um casal nos castos anos 1960 ingleses, revela um problema que a revolução sexual ainda não conseguiu resolver: a busca pelo êxtase (no sexo e na vida) não serve nem de consolo para as nossas fraquezas. A busca incessante pelo prazer do homem moderno acaba tornando o prazer mais difícil! Do mesmo modo que a busca constante por informação, nos portais e blogs do mundo, acaba por nos tornar menos informados: sabemos de muitas coisas inúteis e refletimos muito pouco sobre o que é importante, pois, afinal, não temos tempo mesmo... Mesmo assim, o que queremos, é mais prazer e mais informação. E menos reflexão!

Nesta tormenta do dia que passa só resta a vida, com seus devaneios, e a arte.

Bem vindos aos meus despretenciosos devaneios.

Um comentário:

Unknown disse...

PROFESSRO NUNCA FUI DE LER BLOGS, MAS O SEU ESTÁ SENSACIONAL...
PARABENS..
SUCESSO E BOM FINAL DE SEMANA