terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Wright cantou o sagrado


Se nosso papel é revelar o sagrado do mundo, Frank Lloyd Wright soube ver o sagrado. Nascido em uma família culta Wright aprendeu a cultivar a arte e fez da arte sua vida. Como garoto nascido no interior, criado na zona rural, Wright adotou um princípio simples para a sua arquitetura: a arquitetura orgânica, uma arquitetura enraizada na natureza ocupada apenas em garantir que a obra fosse apropriada ao tempo, ao lugar e ao homem.

O arquiteto deve apenas enxergar a natureza e tentar, na arte da arquitetura, reproduzí-la; quando não for possível deve-se tentar fazer uma obra tão natural e harmônica com a natureza como se a própria natureza a tivesse produzido.

Quem já foi ao Gugenheim de Nova York entende o que Wrigth quer dizer quando se refere a uma arquitetura que sirva ao homem e se integre ao lugar e ao seu tempo, mas é na casa encrustrada na cachoeira (Fallingwater) que vemos o vigor e a plenitude de sua imaginação e de sua arte. Aqui, Frank Lloyd Wright cantou o sagrado: http://www.fallingwater.org/explore?to=1

Vendo a casa do Sr. Kaufmann, o nome Right parece pouco e dá vontade de dizer Frank Lloyd Perfect. Quem quiser saber mais, não deixe de ler: Frank Lloyd Wright, The Masterworks, editora Rizzoli.

Nenhum comentário: