terça-feira, 28 de outubro de 2008

Le Corbusier, Le Grand


"Le Corbusier, Le Grand" é um grande livro sobre 'Le grand Corbusier', o arquiteto que refundou a arquitetura no século XX.

Intenso, Le Corbusier teve chance de executar menos de 100 dos 305 projetos que concebeu, mas suas idéias foram a base para a arquitetura do século XX. O arquiteto escritor foi tão intenso quanto o desenhista, em atividade tão profícua quanto a de Frank Lloyd Wright.

Influenciado pelas formas geométricas da arte de Braque, Klee e Mondrian, Le Corbusier criou uma arquitetura geomêtrica que rompe com o papel tradicional da arquitetura para, a partir dos centros urbanos, repensar as cidades, divindindo-as em setores (habitação, trabalho, recreação e circulação) com o Universo a ser observado. Além de romper com a paisagem urbana e o corte da cidade por ruas, Le Corbusier deu novo espaço para o Pilotis, para os módulos (baseados no tamanho da pessoa padrão, 1 m 75, como base para a arquitetura)...

Le Corbusier era obcecado por redefinir o papel da arquitetura e quando assumi plenamente esta situação dedicou seu tempo e sua vida a desenvolver sua arte, sem deixar de cuidar de tantas outras atividades que desenvolvia, como a pintura, a escultura e o design. Obras como a Ville La Roche, Maison Citrohan (que o colocou no cenário), Villa Stein etc. são até hoje a base da arquitetura moderna.

Quem acha que as idéias não podem mudar o mundo, basta abrir a janela em um apartamento de Brasília ou em outras partes do mundo para se ver do que as idéias são capazes.

Nenhum comentário: